top of page
Banner para Site Jóias Acessórios Loja Vendas Minimalista Elegante (1).png
BR RPPN - vertical.png
copaibas_vertical_00_cor.jpg

RESERVAS PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL

BR RPPN (2).png

Projeto BR RPPN

 Sobre o Projeto

O Projeto BR RPPN, visa a elaboração de quatro planos de manejo de RPPNs, descritas abaixo, contemplando atividades relacionadas ao manejo do fogo, bem como a elaboração de planos de sustentabilidade financeira para cada RPPN. Além disso, tem como objetivo a mobilização para criação de três reservas. O projeto prevê que os Planos de Manejos, bem como os planos de sustentabilidade financeira estejam concluídos após o 16º mês de seu início, garantindo que ao término de 18 meses todos os objetivos tenham sido alcançados, bem como a criação das reservas.

RPPNs contempladas para elaboração do Plano de Manejo

RPPN Limoeiro: localizada no município de Feira da Mata, Estado da Bahia, reconhecida pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da portaria nº 14, de 14 de março de 2022. A reserva possui uma área de 47,57 hectares, de propriedade de Raimundo Primo Macedo.

RPPN Jaguatirica: localizada no município de Montezuma, Estado de Minas Gerais, reconhecida pelo Governo Federal, por meio da portaria nº 473, de 30 de julho de 2021. A reserva possui uma área de 28,93 hectares, de propriedade de José Raimundo Silva Cerqueira.

RPPN Fazenda Chapadões: localizada no município de Alto Parnaíba, Estado do Maranhão, reconhecida pelo Governo Federal, por meio da portaria nº 713, de 08 de novembro de 2021. A reserva possui uma área de 1.474,50 hectares, de propriedade de Maria de Fátima Pollastrini Vargas, Euripedes do Amaral Vargas Júnior, Celina Vargas Boldrini e Ulisses Pollastrini Vargas.

RPPN Terra do Sol: localizada no município de Serro, Estado de Minas Gerais, reconhecida pelo Governo Estadual de Minas Gerais, por meio da portaria nº 34, de 02 de maio de 2022. A reserva possui uma área de 172 hectares, de propriedade de Paulo Henrique de Lucca Munaier e Mariana Mattos de Araujo.

RPPNs propostas para criação

As propostas de criação das RPPNs, serão divulgadas no momento que os requerimentos forem protocolados no Órgãos Ambiental.

Sobre a SOS Sertão

A SOS Sertão – Organização Sertaneja dos Amigos da Natureza é uma organização ambientalista nacional, de iniciativa particular não governamental, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, com caráter conservacionista, científico, cultural, assistencial e filantrópico.

Sua missão é contribuir para o desenvolvimento sustentável do Nordeste, apoiando as comunidades rurais por meio de assessoria técnica, educação ambiental e articulação de políticas públicas.

A SOS Sertão iniciou suas atividades sempre buscando trabalhar com base na convivência do agricultor familiar em função da preservação dos recursos naturais da Caatinga, foi assim desde o primeiro projeto. A entidade já atendeu mais de 1000 (mil) famílias de agricultores familiares assentados pelo Programa Nacional de Reforma Agrária do Governo Federal, desempenhando atividades de Assistência Técnica e Extensão Florestal com implantação de 25 Planos de Manejo Florestais Sustentáveis nos Estados da Paraíba, Ceará, Piaui e Maranhão. Atualmente a entidade detém uma larga experiência nos temas e ações apresentados. A SOS Sertão vem trabalhando para promover a Educação Ambiental, Aumentar o número de Áreas Protegidas, Combater a Captura da Fauna Silvestre, Incentivar a criação de RPPN´S (Reservas Particulares do Patrimônio Natural), Elaborar Planos de Manejo para Unidades de Conservação, Incentivar o plantio de Espécies Nativas e o respeito às APP’S (Áreas de Preservação Permanente), pois esses temas sempre foram tratados nas ações dos projetos já realizados até agora pela SOS SERTÃO. A SOS SERTÃO sempre desenvolveu iniciativas voltadas a criação de RPPN´s em todo o Brasil, participando de grupos de trabalho e congressos voltados, também, ao aperfeiçoamenmto das diretrizes necessarias a manutençção de RPPN´s já existentes.

Mais informações sobre a SOS Sertão: www.sossertao.org.br 

RPPNs CONTEMPLADAS PELO 

PROJETO BR RPPN

Elaboração de Planos de Manejo

- RPPN Fazenda Chapadões - MA

- RPPN Fazenda Limoeiro - BA

- RPPN Jaguatirica - MG

- RPPN Terra do Sol - MG

As RPPNs em processo de criação, serão divulgadas, após o envio do requerimento ao Órgão Ambiental.

Copaíbas_no.png
BR RPPN (2).png
Imag_RPPN PM.png
BR RPPN - vertical.png

Criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) e elaboração de Planos de Manejo

copaibas_barra_horizontal_cor-nova.png

SOS Sertão - Patos/PB

Telefone: (83) 9916-8001

www.sossertao.org.br

bottom of page