RPPN: Casos de reflorestamento de sucesso são apresentados em conferência internacional.

A história de mais trinta anos de reflorestamento do Sítio Duas Cachoeiras, em Amparo (SP), foi contada em um evento online a um público de pelo menos três mil pessoas ligado ao tema no mundo todo.


A apresentação foi feita na conferência Reflorestamento para a biodiversidade, captura de carbono e meios de subsistência, realizada entre 24 e 26 de fevereiro e transmitida ao vivo no Youtube. O produtor agroecológico Guaraci Diniz apresentou, com imagens históricas e bastante ilustrativas, como a mata nativa foi se recompondo numa parcela de cerca de 30 hectares que antes não passava de pasto e cafezal e, hoje, é uma floresta, reconhecida pela Fundação Florestal como Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN, uma unidade de conservação de caráter privado.


A RPPN Duas Cachoeiras está situada no bioma Mata Atlântica, o mais ameaçado do país, com apenas 5% da cobertura original. Ali, também, está sediado o Jardim Botânico Araribá (JBA), ambos geridos pelo Grupo de Ações e Estudos Ambientais (Gaea).


O evento virtual reuniu interessados em recomposição florestal de vários países, entre legisladores, financiadores, cientistas, jardins botânicos e implementadores de reflorestamento em pequena e grande escala, incluindo governos, doadores, empresas e ONGs conservacionistas e foi patrocinado pela Sky Zero e pela Fundação Franklinia e apoiado pelo Cifor-Icraf (World Agroforestry), além de copatrocinado pelo Royal Botanic Gardens (RBG), Kew e Botanic Gardens Conservation International (BGCI).


Matéria completa disponível no site: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/2021/03/rppn-casos-de-reflorestamento-de-sucesso-sao-apresentados-em-conferencia-internacional/


Fonte: www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br

8 visualizações0 comentário